ABRAPAC PRESENTE EM EVENTO DA IFALPA

ifalpa-23445

O diretor de assuntos técnicos da ABRAPAC, comandante Artur Lobo, e o presidente, comandante Aldo Martins, estiveram em Madri, na Espanha, participando da 70ª Conferência Anual da IFALPA (na foto, lado direito, inferior).

O encontro teve debates e decisões importantes para os pilotos brasileiros. Como representante oficial da entidade no Brasil, a ABRAPAC indicou o nome do comandante Osvaldo Neto para a eleição do vice-presidente executivo da organização para a região de Caribe e América do Sul (IFALPA – CAR/SAM).

O comandante Neto, que é membro da ABRAPAC e diretor do SNA, foi eleito por aclamação e terá à frente um mandato de dois anos. O papel do VPE é de facilitar e promover a interação entre as associações nacionais e a IFALPA, além de coordenar as ações e as reuniões para discutir assuntos da aviação na região.

É a primeira vez que o Brasil assume um cargo de vice-presidente executivo na IFALPA. Na votação, o comandante Neto contou com o apoio da Fespla (Federação dos Sindicatos de Pilotos da América Latina) e das associações Asagol e ATT.

Balões e FRMS – O presidente da ABRAPAC, comandante Aldo Martins, fez uma apresentação sobre o panorama atual da aviação civil no Brasil. Foi exposto todo o trabalho feito pelos pilotos e suas associações para aprovação de uma lei que exija a implementação do SMS e FRMS nas empresas aéreas brasileiras.

O comandante Aldo Martins também explicou aos colegas sul-americanos e caribenhos a problemática dos balões não tripulados e seu perigo para a aviação.

Nesse sentido, foi pedido o apoio oficial da IFALPA nas ações da ABRAPAC que visem coibir a soltura de balões, já que se trata de uma ameaça a todos os aeronautas que cruzam os céus do país, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

Outros assuntos abordados foram a política de céus abertos em debate no Brasil, a proficiência linguística dos controladores de tráfego aéreo no Brasil e as falhas temporária de comunicações entre aeronaves nos momentos de mudança de setor.

Saiba mais: http://conference.ifalpa.org/2015/