PUBLICAÇÃO DO CENIPA DIVULGA TRABALHO DA ASOCIAÇÃO

Já está disponível a nova edição da Revista Conexão SIPAER, publicação do CENIPA que tem como objetivo promover a disseminação de informações técnico-científicas produzidas por pesquisadores e profissionais envolvidos com ciências aeronáuticas e outras áreas correlatas à segurança de voo.

A edição atual tem como tema a IV Jornada Latino-Americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional, na qual foi apresentado o trabalho “Correlação dos prognósticos do programa FAST com relatos de fadiga de pilotos da aviação civil brasileira”, de autoria de Paulo Licati (ABRAPAC), Tulio Rodrigues (ASAGOL), Daniela Wey (USP), Frida Fischer (USP) e Luiz Menna-Barreto (USP).

O trabalho teve como objetivo identificar perigos relativos à fadiga de pilotos através do estudo de correlações entre relatos de fadiga e parâmetros quantitativos extraídos do programa Fatigue Avoidance Scheduling Tool (FAST).

A coleta de dados foi realizada em 2012 e incluiu 301 questionários baseados nas recomendações da ICAO, que foram respondidos de maneira anônima e espontânea por pilotos da aviação civil brasileira. As questões incluíam informações sobre o horário da sensação de fadiga, o histórico da jornada de trabalho, a qualidade e a duração subjetivas de sono nas últimas 72 horas.

Veja o trabalho completo: http://goo.gl/APq89C