ENCONTRO DEBATE SEGURANÇA DE VOO

rast

Na última semana, foi realizado em São José dos Campos, nas dependências da EMBRAER, o 23º Encontro Regional Aviation Safety Team – Pan America (RAST-PA). O evento focado em segurança de voo contou com a presença de representantes de ICAO, IATA, IFALPA, ANAC, FAA, DECEA, SIPACEA, EMBRAER e companhias aéreas.

Dados de segurança operacional em 2015 e foram apresentados, seguidos da comparação  com as metas estipuladas pela ICAO para melhoria no sistema. Os índices operacionais da região pan-americana estão próximos da redução almejada para o período que vai de 2010 a 2020. Ou seja, uma redução de 50% no “risco de fatalidade” (Fatality Risk).

O Brasil teve avanços significativos nos índices e, durante o evento, foi aberto um espaço na agenda para uma apresentação da IFALPA sobre os riscos dos chamados “balões juninos”. As autoridades se sensibilizaram com a necessidade de avanços na fiscalização e regulação dessa atividade.

A IFALPA foi convidada a participar do grupo que estuda os eventos de Mid Air Collision (MAC) na região pan-americana. Esse grupo já desenvolve trabalhos avançados, proporcionando medidas conjuntas para diminuir os eventos dessa natureza.

Além disso, a IFALPA passou a integrar do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Comercial (BCAST). Esse grupo mantém encontros frequentes para discutir medidas de segurança operacionais, atendendo às necessidades brasileiras.

“A entidade se sente honrada por fazer parte de um grupo sério de estudos, que visa a melhoria do sistema, a segurança e a eficiência das operações aéreas. Essa posição de destaque só foi possível através da sinergia entre ABRAPAC, ASAGOL, ATT e SNA”, diz Luiz Cabral, diretor IFALPA no Brasil.

Mais informações: international@pilotos.org.br