ABRAPAC no Congresso de Psicologia da Aviação

Crédito: site PilotoPolicial

Crédito: site PilotoPolicial

Foi realizado em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto de 2016, o I Congresso Nacional de Psicologia da Aviação. Para atingir esse feito a Associação Brasileira de Psicologia da Aviação – ABRAPAV contou com apoio e patrocínio de diversas empresas, órgãos e associações do meio aéreo, entre elas a ABRAPAC, que procura estar sempre presente nas ações de interesse de nossos associados.

O Congresso aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi, reunindo profissionais e estudantes de diversas áreas, como psicologia, medicina, aeronautas, aeroviários, proteção ao voo, representações sindicais (empregados e patronais), universidades, entre outras.

O congresso se iniciou com Cesar da Silva Santos, vice-presidente da ABRAPAV, falando sobre a história da associação e os planos para o futuro. Em seguida a Dra. Selma Leal de Oliveira Ribeiro, presidente da ABRAPAV, falou sobre os caminhos da psicologia da aviação, em quais entidades a ABRAPAV se espelhou, as pessoas que deram início aos estudos ao redor do mundo e como a psicologia da aviação é fundamental para a segurança das operações.

No período vespertino a audiência foi separada em grupos para debater sobre a psicologia dentro das diferentes áreas: aviação regular, aviação não-regular, aviação geral, aviação militar, órgãos reguladores e de classe, aeroclubes, universidades, hospitais e clínicas, espaço aéreo e aeroportos.

No segundo momento, cada grupo fez uma apresentação, indicando algumas necessidades de sua área relacionada ao ponto de vista da psicologia. E coube ao associado Jack Villarpando dos Santos falar sobre a importância de psicólogos na formação inicial dos pilotos, nos aeroclubes, escolas e universidades.

O dia 26 começou com a palestra sobre Cultura de Segurança na Aviação, sendo seguida pela de  Investigação de Acidentes Aeronáuticos. Na sequencia aconteceram os debates, sobre a Avaliação Psicológica dos Aeronautas e a Prevenção de Acidentes na Aviação, com participação de psicólogos de diferentes instituições. Para finalizar o Congresso a Dra. Maria Helena P. Franco, explicou a respeito de “Gestão de Crise na Aviação”.

A ABRAPAC está empenhada em incentivar e colaborar para o fomento dos estudos nas diferentes áreas que envolvem a aviação, sempre focando na melhoria de vida para nossos associados.

Clique para ver fotos do evento