JORNADA TEVE ASTRONAUTA, PRÊMIO E ALTO NÍVEL TÉCNICO

Mais de 200 pessoas entre pilotos, profissionais da aviação civil e estudantes circularam pelo auditório do Hotel Nobile, em São Paulo, no último dia 25, durante as 10 horas de duração da Jornada Aeronáutica 2017, promovida pela ABRAPAC. Na programação, seis palestras de alto nível técnico e motivacional, homenagens, sorteios de livros e maquetes de avião da ABRAPAC, assim como a entrega do Prêmio ABRAPAC 2017.

CLIQUE AQUI PARA VER UMA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO


Cmte. Túlio Rodrigues

FADIGA EM DEBATE
O evento começou com a apresentação do comandante Túlio Rodrigues sobre o projeto Fadigômetro, que é uma parceria entre SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT. Piloto de linha aérea, comandante de B737 na Gol Linhas Aéreas, o comandante Tulio se graduou em Física pela Universidade de São Paulo e, posteriormente, alcançou os títulos acadêmicos de mestre e doutor em Física. Possui ainda dois pós-doutorados na mesma área. Foi presidente da ASAGOL e atualmente exerce o cargo de diretor no Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Na palestra, apresentou o projeto que permite gerenciar a fadiga humana das tripulações. O Comandante Túlio discorreu sobre o SAFTE-FAST, recurso fundamental na implementação do Fadigômetro, e abordou como é a utilização para analisar os níveis de alerta dos tripulantes com base em suas jornadas de trabalho. Diversos exemplos foram explicitados e especial destaque foi dado ao contexto brasileiro, que torna nossas condições de jornada muito peculiares.


20171025_114123.jpg

Dr. Claudio Federico, Cmte. Rodrigo Bertacini e Cmte. Ruas

RADIAÇÕES x PILOTOS
A apresentação seguinte tratou de um tema muito pouco debatido no Brasil, mas que promete ganhar repercussão nos próximos anos: as radiações ionizantes e seus efeitos sobre o as tripulações de aeronaves. O tema coube ao comandante Amilton Camilo Ruas, piloto de linha aérea com longa atuação na área, bacharel em Aviação Civil, e autor do livro “O Tripulante de Aeronaves e a Radiação Ionizante”. Ele apresentou todo o embasamento teórico sobre radiações e os resultados de pesquisas e aferições internacionais delas nos pilotos e comissários, que estão sujeitos a seus efeitos deletérios com muito mais frequência e intensidade que os cidadãos comuns.

Em seguida, o Dr. Claudio Antonio Federico, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), relatou suas pesquisas dos efeitos da radiação cósmica em sistemas aviônicos. Graduado em Física, com doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, o dr. Cláudio trouxe exemplos concretos de incidentes aeronáuticos em voo de cruzeiro motivados por radiações e seus efeitos em equipamentos eletrônicos complexos. Os casos mostrados revelam a quantidade cada vez maior de falhas atribuídas a raios cósmicos nas grandes altitudes.


20171025_114529

Sra Célia Santini, cmte. Daniel Ribas e a homenagem ao cmte. Felippe Wagner, da EWM Escola de Aviação

HOMENAGEM À EWM
Finalizando o período da manhã, a ABRAPAC promoveu uma homenagem ao comandante Felippe Wagner, falecido em 2016. Fundador da EWM Escola de Aviação, onde mais de 25 mil profissionais da aviação foram formados, o comandante Wagner dará nome ao espaço de ensino existente na sede da ABRAPAC. A cerimônia de batismo do auditório acontecerá em breve.

Durante o anúncio, estavam presentes a esposa do comandante Felippe Wagner, sra. Célia Santini, assim como sua irmã Celeste e o sr. Wilson Camargo, gerente de treinamento da EWM. A escola doou à ABRAPAC o quadro de tema aeronáutico que adornava o escritório do comandante Felippe Wagner, e que virou símbolo de seu amor pela aviação. A obra agora ficará exposta para os alunos e frequentadores de palestras e workshops da ABRAPAC, no Espaço de Ensino Comandante Felippe Wagner, em nossa sede, em São Paulo.


20171025_131320(0)

Astronauta Marcos Pontes

UM ASTRONAUTA ENTRE PILOTOS
O período da tarde se iniciou com a apresentação do astronauta Marcos Pontes – primeiro brasileiro a integrar uma missão espacial, no ano de 2006. Pontes, que é aviador de formação, contou toda sua trajetória, desde a infância humilde em Bauru, no interior de São Paulo, até a conquista do espaço e seu trabalho na Estação Espacial Internacional. Não faltaram histórias ora divertidas, ora comoventes sobre questões como o apoio da família, as particularidades da vida de militar e as peripécias do treinamento na Rússia, onde passou a fase final de sua preparação para o voo na nave Soyuz.

O astronauta também revelou que, por algum tempo, esteve escalado para a missão STS-107, o voo do ônibus espacial Columbia, que culminou em desastre, com a perda de sete tripulantes – alguns deles amigos pessoais do brasileiro.

Entrega do título de Membro Honorário ao astronauta Marcos Pontes

A palestra de Marcos Pontes enveredou ainda pelo lado organizacional e motivacional, abordando os tipos de personalidades que todo o ser humano revela conforme seu momento de vida e como cada um pode moldar e adaptar suas características em prol de realizações profissionais e pessoais na vida. Após a palestra, o astronauta foi homenageado como o “Primeiro Membro Honorário da ABRAPAC“, recebendo uma placa comemorativa. Marcos Pontes ainda autografou livros e tirou fotos com os presentes. E continuou no auditório, assistindo às demais apresentações da tarde.


20171025_165121

Dr. Rubens Maleiner e cmte. Rodrigo Bertacini, da ABRAPAC

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES
O penúltimo palestrante foi o delegado de Polícia Federal Rubens Maleiner. Com longa atuação em assuntos ligados à aviação, ele foi piloto e coordenador de aviação operacional da Polícia Federal e teve participação destacada nas investigações de acidentes de grande repercussão, como o do voo 1907 da Gol, em 2006, e do Citation 560 XL, prefixo PR-AFA, onde estava o candidato à presidência Eduardo Campos, em 2014. O Dr. Maleiner abordou temas jurídico-penais e de segurança de voo, usando diversos casos reais para ilustrar como são realizadas as investigações no âmbito criminal.


20171025_170227

Coronel Alberto Sardilli

COMBATE AOS BALÕES E PRÊMIO
Finalizando a Jornada, tivemos o Coronel Alberto Malfi Sardilli, da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Ex-comandante do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho (a cavalaria da PM) e do Batalhão Tobias de Aguiar (a ROTA), o coronel Sardilli empreende desde o começo deste ano um intenso trabalho contra o perigo baloeiro. Só em 2017, foram fiscalizados 87 locais suspeitos, com o fechamento de diversas fábricas de balões. Mais de 180 artefatos foram apreendidos, além da detenção de 110 suspeitos e também da apreensão de veículos usados pelos baloeiros. Esses números não têm precedentes, conforme o próprio coronel Sardilli revelou, em sua apresentação.

20171025_173342.jpg

O presidente da ABRAPAC, cmte. Aldo Bien, entrega o Prêmio ABRAPAC 2017 ao Coronel Alberto Sardilli, da PM Ambiental

Em reconhecimento ao trabalho da polícia Militar Ambiental, a Associação concedeu ao Coronel Alberto Sardilli, ao final de sua apresentação, o troféu representativo do Prêmio ABRAPAC 2017 – iniciativa que a partir de agora passa a fazer parte oficialmente da Jornada Aeronáutica, como forma de homenagear, a cada ano, aqueles que mais se destacaram na defesa da segurança de voo e da valorização da profissão de piloto de aviões.


Cmte. Túlio Rodrigues – Palestra Fadigômetro


Acompanhando o espírito associativo e não lucrativo da ABRAPAC, todas as palestras foram conferidas em caráter filantrópico, de modo a não onerar a Associação, fato que nos deixa gratos e orgulhosos do comprometimento ideológico revelado pelos palestrantes.

Os palestrantes receberam placas de agradecimento das mãos dos diretores presentes – o presidente da associação, comandante Aldo Bien, o vice-presidente, comandante Rodrigo Bertacini, e o diretor de comunicação, comandante Daniel Ribas. Estiveram na Jornada ainda, o diretor suplente, comandante Renato Steinle, assim como os ex-diretores Gustavo Parise e André Pacheco.

A ABRAPAC agradece os participantes e palestrantes da Jornada Aeronáutica e convida todos a frequentarem nossas redes sociais e nosso website http://www.pilotos.org.br

CLIQUE AQUI PARA VER UMA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO