FADIGÔMETRO É PAUTA DO CNPAA; ABRAPAC CITADA NO GUIA DA CNFH

A ABRAPAC esteve presente esta semana à 68ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), em Brasília. A Associação foi representada pelo diretor de assuntos técnicos, Luiz Perdigão, e pelo gestor de safety, Alfredo Menquini.

Durante o encontro, o comandante Túlio Rodrigues apresentou o projeto Fadigômetro, que busca viabilizar um instrumento de gerenciamento de fadiga humana aplicável ao contexto da aviação civil brasileira. O projeto, que está sendo desenvolvido em parceria por SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT, foi amplamente elogiado e apoiado.

O tema fadiga também esteve presente na palestra da Tenente Simone Cassiano, do CENIPA, sobre o Guia de Investigação da Fadiga Humana em Ocorrências Aeronáuticas – obra da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) que foi lançada durante a plenária.

A participação da ABRAPAC foi destacada na seção da publicação que trata do histórico da CNFH, fato que reafirma a vocação da ABRAPAC como entidade referência no aspecto técnico-científico da aviação civil brasileira na atualidade.

CLIQUE AQUI para baixar o guia (PDF)

O comandante Túlio Rodrigues apresenta o Projeto Fadigômetro na plenária do CNPAA