QUESTÃO URGENTE DE SEGURANÇA NA AVIAÇÃO – UPDATE

UPDATE – 5 de dezembro de 2017 – Em relação ao problema da indisponibilidade da base de dados da Rockwell Collins para os procedimentos RNP de Congonhas (veja texto abaixo), o DECEA decidiu prorrogar até 31/12/2017 a possibilidade de realização de procedimentos alternativos.


Devido a um problema ocasionado na base de dados da Rockwell Collins, os procedimentos RNP de Congonhas estão indisponibilizados nas aeronaves que utilizam este equipamento, sem previsão de retorno. Isso gera um grande problema para aeronaves que se destinam ao aeroporto paulistano, já que, por força de legislação ( veja links abaixo), é vedado aos aviadores executar procedimentos deste tipo não registrados no data base, bem como inseri-los manualmente.

Consultado, o DECEA, agora ciente e preocupado com a questão, decidiu permitir, em caráter excepcional, a solicitação de procedimentos convencionais alternativos até dia 9 de dezembro.

A ABRAPAC está empenhada em mediar uma solução. Segundo a Rockwell Collins, ela já está em implementação. É um assunto de extrema importância e urgência, visto que se trata de questão de segurança operacional, que pode induzir à construção arbitrária de procedimentos e a consequente fuga dos padrões e protocolos usuais da navegação – postura que deve ser evitada.

Recomendamos aos pilotos da aviação geral a observação das resoluções do DECEA e o acompanhamento diário da evolução dessa questão em nossas mídias.

♦ IS 91-00E (ANAC)

♦ Doc 9613 (ICAO) 

IAC 3512 (ANAC)