AVIADORES E CNEN DISCUTEM RADIAÇÕES A BORDO

Representantes da ABRAPAC, da ASAGOL e do SNA se reuniram na última quarta-feira, dia 28, com membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro. O tema do encontro foi a radiação ionizante em altitude e seu impacto sobre tripulantes de aeronaves – questão cada vez mais debatida entre aeronautas no mundo todo.

O grupo de aeronautas foi recebido pelo Presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, pelo representante da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear, Alexandre Gromann, pelo coordenador do Instituto de Radiação e Dosimetria, Francisco César Augusto da Silva, e pela Chefe de Gabinete, Cássia Helena Pereira Lima.

Já entre os aeronautas, estavam o presidente da ABRAPAC, comandante Aldo Bien, o ex-presidente da ASAGOL e atual diretor da Secretaria de Saúde do Aeronauta do SNA, comandante Túlio Rodrigues, o comandante e pesquisador Amilton Ruas e o comissário e diretor da ASAGOL e do SNA, Mauro Matias.

Na reunião, o comandante Ruas apresentou um estudo completo sobre o tema, baseado em pesquisas empreendidas por organismos internacionais, como a ICRP, WHO, ICAO, IATA, IFALPA, FAA e NASA. A obra foi publicada recentemente em forma de livro, com o título “O Tripulante de Aeronaves e a Radiação Ionizante”.

O objetivo é embasar cientificamente o reconhecimento da profissão de aeronauta como “exposta à radiação ionizante”. Nesse sentido, a CNEN mostrou interesse no ponto defendido pelos aviadores e manifestou disposição para aprofundar o debate.

Ficou acertado que os aeronautas farão as gestões necessárias para a implantação de um grupo multidisciplinar de trabalho que discutirá o assunto, de forma a criar um arcabouço regulatório apropriado para a categoria. Deste grupo farão parte, entre outras entidades, ATT, ASAGOL, ABRAPAC e SNA.

A ABRAPAC tem apoiado a divulgação e recomenda a aquisição do livro do comandante Ruas. Os interessados podem comprar ao preço de R$ 39 diretamente em nossa sede. Também é possível encomendar por meio da ACR Consultoria Aeronáutica, pelo e-mail acr.aero@gmail.com.