PESQUISA APOIADA PELA ABRAPAC É PUBLICADA NA UNB

A pesquisa sobre qualidade de vida dos pilotos apoiada pela ABRAPAC em 2017 acaba de ser publicada em forma de dissertação acadêmica no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
 
O estudo realizado pela psicóloga Karynne Cordeiro Bayer tem o título “ Retrato da Qualidade de Vida no Trabalho dos Pilotos do Transporte Aéreo Público Regular de Passageiros no Brasil”.
 
Participaram da pesquisa 164 pilotos, aos quais se aplicou um questionário qualitativo e quantitativo. Foram analisados o contexto de trabalho, as práticas de gestão e as vivências de desgaste e bem-estar advindas do cenário organizacional na aviação comercial de transporte regular.
 
Os dados obtidos permitiram constatar origens de mal-estar e desajustes organizacionais nas empresas, além de deficiências de reconhecimento, crescimento profissional e ineficiência do suporte organizacional.
 
De acordo com os entrevistados, valorização profissional e equilíbrio entre o tempo de trabalho e o tempo livre figuram como elementos centrais.
 
O trabalho também se mostrou uma contribuição relevante para a segurança de voo e uma ferramenta efetiva para o gerenciamento de riscos, ao fundamentar a análise de fatores considerados “erro humano” nas investigações de acidentes aeronáuticos.
 
CLIQUE AQUI para ver o trabalho na íntegra (PDF):