NOVA REUNIÃO SOBRE RADIAÇÕES

Representantes do SNA, ABRAPAC, ASAGOL, ATT e ACR Consultoria Aeronáutica se reuniram na terça-feira (08/05) com membros da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e da ANAC para discutir os efeitos da exposição dos aeronautas à radiação ionizante.

Durante o encontro, os aeronautas realizaram uma apresentação sobre a necessidade de adequar a estrutura regulatória brasileira relacionada à exposição à radiação ionizante em altitude, minimizando os riscos à saúde dos tripulantes.

A CNEN e a ANAC reconheceram a importância de um amplo debate sobre o tema e se mostraram dispostas a colaborar.

Ao final da reunião, foi sugerido que o SNA envie uma solicitação formal à CNEN e à ANAC com os pontos elencados no encontro, para que seja criado um grupo de trabalho sobre o assunto.

Participaram da reunião pela CNEN o Sr. Paulo Roberto Pertusi (Presidente), a Dra. Cássia Helena Pereira Lima (Chefe de Gabinete), o Dr. Ricardo Gutterres (Diretoria de Radioproteção e Segurança) e a Dra. Flávia Teixeira (Coordenação Geral de Medicina e Indústria).

Pela ANAC, estiveram presentes os Srs. Miguel Romão Bastos (Gerência Técnica de Fatores Humanos) e Eduardo Berendonk (Especialista em Regulação).

Os aeronautas foram representados pelos Cmtes. Tulio Rodrigues (SNA), Luiz Perdigão (ABRAPAC) e Luciano Baía (ATT), e pelo Cmro. Mauro Matías (ASAGOL).

Vale destacar a atuação do Cmte. Amilton Ruas, da ACR Consultoria, cuja contribuição técnica tem sido fundamental para o avanço das discussões. (Fonte: ASAGOL)