COMITÊ DE PERFORMANCE HUMANA DA IFALPA SE REÚNE NO BRASIL

Foi realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 30/10 e 01/11 uma das reuniões regulares do Comitê de Human Performance (HUPER) da IFALPA. O evento contou com observadores da European Cockpit Association (ECA) e da Airbus, além de reunir pilotos de 19 países para a discussão de estudos sobre saúde, fatores humanos e treinamento.

A delegação brasileira foi composta por Mariana Lima (SNA), Sylvia Gigli (SNA), comandante Tulio Rodrigues (SNA), Eduardo Morteo (ASAGOL), comandantes Amílton Camilo Ruas, Mario Amato e Raul Bocces (ASAGOL), Alfredo Menquini (ABRAPAC) e Fabiano Paes (ATL).

Foram apresentados dados preliminares do Projeto Fadigômetro, em exposição feita pelo comandante Tulio Rodrigues. Também foi relatada pelo comandante Ruas a experiência na elaboração do relatório sobre as condições de exposição dos tripulantes brasileiros à radiação ionizante. O documento foi submetido à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e à ANAC, com o objetivo de auxiliar na adequação da estrutura regulatória nacional.

Ambos os trabalhos destacaram o avanço dos estudos científicos no país e serviram de base para que o Brasil fosse incluído, durante o encontro, nos grupos responsáveis por atualizar os position papers da IFALPA sobre fadiga e radiação ionizante.