CNPAA aprova Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho

Na reunião plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada em Brasília no último dia 7, foi aprovada por unanimidade a criação da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho dos Pilotos do Transporte Aéreo Público Regular.

Proposta por iniciativa da ABRAPAC, a comissão será presidida pela especialista no tema, Karynne Bayer, mestre em Psicologia Social do Trabalho pela UnB, ex-chefe da Assessoria de Fatores Humanos do CENIPA e detentora de diversas qualificações na área de Fatores Humanos e Segurança Operacional, incluindo curso pela University of Southern California, nos EUA.

Durante o CNPAA, Bayer realizou apresentação sobre o assunto, explicitando detalhes da pesquisa empreendida em 2017 pelo Laboratório de Ergonomia da Atividade, Cognição e Saúde (ECoS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATL.

Participaram do estudo 164 pilotos, distribuídos entre cinco empresas do segmento de aviação estudado. Os profissionais foram convidados a se manifestar quanto às condições de trabalho e suporte organizacional, organização do trabalho e suas relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional, uso das tecnologias de voo, práticas de gestão do trabalho, desgastes provenientes do trabalho, e os afetos positivos e negativos que sustentam em relação ao seu contexto laboral geral.

A pesquisa mostrou, dentre outras coisas, que as horas de descanso não estão sendo suficientes para a promoção de repouso, saúde e segurança nas operações, corroborando a importância dos estudos sobre fadiga entre pilotos.

CLIQUE AQUI para saber mais.