HISTÓRIA DA AVIAÇÃO NO BRASIL – Citações e Livros

Por: Cmte. Pedro Canabarro
Clique aqui para ver as outras partes


A História não existe sem o trabalho do historiador, a dedicação da pesquisa e também a perseverança em publicar. Por isso, resolvi dar uma pequena pausa na história cronológica de nossas empresas para citar aqueles que, com seu trabalho de pesquisa e sua perseverança, na maioria das vezes não recompensada, nos proporcionam saber um pouco mais. Estas obras, por muitas vezes são os únicos guias para encontrarmos a história de nossa aviação.

Talvez o guia mais completo, que serve de base de muitos trabalhos sobre a história da aviação brasileira, seja o livro Breve história da Aviação Comercial Brasileira. O autor, Aldo da Costa Pereira, foi comandante do Sindicato Condor e da Cruzeiro do Sul. Um dos idealizadores e fundador da primeira associação da classe dos aeronautas no Brasil, que daria origem ao SNA posteriormente. Também foi redator do Jornal ” A Bússola”, do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Outro autor que explora o universo das empresas aéreas e sua história é Ronald Edward George Davies. Um britânico de nascimento que, após trabalhar por anos na indústria aeronáutica, se tornou curador do Air Transport at the Smithsonian onde se dedicou à pesquisa histórica da aviação comercial. Em seu livro Airlines of Latin America Since 1919, faz uma pesquisa profunda e maravilhosa sobre as empresas aéreas do Brasil.

Servindo também de base para vários outros pesquisadores, Davies tem cinco livros publicados sobre as empresas aéreas no mundo, que são sem sombra de dúvidas o maior e melhor guia para quem quer pesquisar a história das linhas aéreas. 

Em Historia Cronológica da Panair do Brasil, de autoria dos comandantes da Panair Orlando Marques da Silva e Luiz Calainho, encontramos documentos históricos e uma sucinta cronologia sobre a empresa. 

Também abrangendo um aspecto mais amplo e geral, não podemos deixar de citar o trabalho do professor Valmir Lemos em seu livro didático para a UNISUL História da Aviação.

Outro livro muito interessante e relevante em qualquer pesquisa histórica sobre aviação é Cronologia da Aviação Comercial Brasileira. Ele apresenta em ordem cronológica cerca de 12 mil registros históricos, como autorizações de voo emitidas pela autoridade aeronáutica e aviões registrados pelas empresas aéreas brasileiras entre os anos de 1897 até 2017. Esse árduo trabalho de pesquisa foi realizado por cinco apaixonados pela história da aviação comercial.  O piloto e pesquisador Lineu Carneiro Saraiva, o advogado Flavio Barbosa do Amaral, o comandante Álvaro Nogueira de Oliveira Neto (que atuou na VARIG, VRG, AZUL, MODERN e Ryanair); o ex-comissário e gerente de vendas Martin Bernsmuller (VARIG e Lufthansa) e os comandantes Eduardo Ribeiro Venna e Rodrigo Egas de Moraes. 

Outro guia de valor inestimável são os trabalhos acadêmicos da professora da PUC do Rio Grande do Sul e historiadora Claudia Musa Fay. Dentre muitos dos trabalhos desta historiadora podemos citar:

  • As viagens de Saint-Exupéry pela América do Sul
  • Aviação, Tecnologia e Sociedade: Os primeiros voos no Brasil
  • A aviação comercial brasileira durante os anos 1950-1970: a crise da Real, da Panair e da Cruzeiro do Sul
  • As mulheres na aviação brasileira
  • O papel do aeroclube do brasil na construção de uma política nacional de aviação brasileira (1911-1972)
  • A aviação comercial na América do Sul: um estudo comparativo entre a influência alemã e norte-americana na região (1919-1945)

Enfim, estes todos citados nos deram um caminho a seguir na pesquisa que está sendo e será desenvolvida pela ABRAPAC, e servem de começo para qualquer um que queria pesquisar sobre a aviação brasileira.

Deixo aqui o meu mais sincero obrigado e meu respeito pelo árduo trabalho realizado por eles. Trabalho que nos proporciona ter uma fonte de partida para projetos maiores, que englobem a conservação e o uso social e cultural do acervo histórico da empresa aéreas brasileiras.

Cmte. Pedro Canabarro