JORNADA AERONÁUTICA: PARTICIPE!

No dia 22 de outubro, a ABRAPAC promoverá pelo quarto ano seguido a JORNADA AERONÁUTICA. Palestrantes e debates de alto nível garantirão a difusão de conhecimento e a integração entre pilotos, estudantes e profissionais da Aviação Civil.


PALESTRANTES e PROGRAMAÇÃO

MÁRIO SÉRGIO CORTELLA (Palestra às 13h45)
Nascido em Londrina (PR), é filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em Educação. Atuou por 35 anos como professor-titular da PUC-SP e é professor-convidado da Fundação Dom Cabral desde 1997.
Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire.
Comentarista da Rádio CBN e do Jornal da Cultura, é também autor de mais de vinte livros.

NILSON ZILLE (Palestra às 15h20)
Ex-piloto de linha aérea, atuava como copiloto no voo Varig 254, que se acidentou ao fazer um pouso forçado sobre uma região de selva no Mato Grosso, no dia 3 de setembro de 1989. Autor do livro “ Voo Sem Volta – A epopeia do voo VRG 254”, hoje faz palestras para estudantes de aviação civil e profissionais do setor, relatando o ocorrido e suas lições..

MARCELO HONORATO (Palestra às 09h20)
Juiz federal pela Universidade Federal do Pará, formado na Academia da Força Aérea (AFA), exerceu por mais de duas décadas a profissão de aviador e de investigador de acidentes aeronáuticos. É palestrante de temas ligados a Direito e Aviação, além de autor do livro “Crimes Aeronáuticos”, de 2014, que já está em sua 3º edição.


PAINEL SOBRE O RBAC 117

(Início: 10h50)

Paulo Rogério Licati (Mediador)
Piloto de Linha aérea com aproximadamente 18.000 horas de voo, atualmente presidente da ABRAPAC, comandante de Boeing 737 na MODERN Logístics, onde fez parte do time de certificação na área de safety. É bacharel em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e MBA em Logística e Supply Chain pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  Investigador de Acidentes Aeronáuticos (ASV) pelo CENIPA. Propôs a criação da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) no âmbito do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), onde atuou como o primeiro coordenador.

Frida Marina Fischer
Professora Titular do departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua nos seguintes temas: ergonomia; gestão e organização do trabalho em turnos e noturno e em jornadas irregulares; envelhecimento e trabalho e retorno ao trabalho. É colaboradora do Projeto Fadigometro e membro da Comissão Nacional de Fadiga Humana. Também é membro do board da International Commission on Occupational Health. Recebeu o título de fellow da International Ergonomics Association e da Working Time Society. Atua nas editorias científicas de vários periódicos e é bolsista de produtividade do CNPq 1B.

Caio Rosante Garcia
Bacharel em Ciências Aeronáuticas e pós-graduado em Fatores Humanos e Segurança Operacional pela PUC-RS. Tem MBA em Gestão Aeronáutica pela Embry-Riddle e atua como comandante de E190 na Azul Linhas Aéreas. É coordenador de Fatores Humanos no Safety Azul.

Marcelo Diulgheroglo
É comandante de B763 na Latam, bacharel em Ciências Aeronáuticas, pós-graduado em Segurança de Voo, Investigador de Acidentes Aeronáuticos (ASV) pelo CENIPA, coordenador do grupo GT-LOC-I BCAST e, atualmente, atua como Gerente Sênior de Segurança Operacional na Latam Brasil.

Túlio Rodrigues
Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Física Nuclear e Física de Partículas na mesma Universidade. Atualmente, está envolvido em pesquisas multidisciplinares com ênfase na utilização de modelos biomatemáticos para avaliação da fadiga mental. É comandante de linha aérea, diretor da Associação dos Aeronautas da Gol, membro do Comitê de Performance Humana da IFALPA, coordenador da Comissão Nacional de Fadiga Humana do CNPAA e porta-voz científico do Projeto Fadigômetro.

Dan Guzzo Comite
Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RS, pós-graduado em Administração de Empresas pelo Ibmec Business School, de São Paulo, investigador de acidentes aeronáuticos (ASV) pelo CENIPA desde 2011. Hoje, ocupa o cargo de Diretor de Segurança Operacional da Gol Linhas Aéreas. É um dos 17 integrantes do IOSA Oversight Council (IOC) da IATA, no BCAST (Brazilian Commercial Aviation Safety Team). Acumula os cargos de presidente e coordenador do Grupo de Trabalho Mid Air. Membro do ALTA/IATA Safety Team.


STAFF DA ASSOCIAÇÃO

(Apresentação às 8h20)

A imagem pode conter: Aida Pereira Villa, óculos e close-upAida Villa
Graduada em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (UES) e Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), atua desde de 2013 como Gerente Administrativo e Financeiro na ABRAPAC.

Priscila Dower Mendizabal
Advogada, pós-graduanda em em Direito Administrativo (IPEMIG) e Segurança de Voo (UAM). É auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Paraquedismo e instrutora de Regulamentos de Aviação Civil. Foi presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB-SP e atualmente exerce funções nas áreas de Direito Regulatório, Administrativo, Legislativo e Civil. Coautora do livro “Direito Aeronáutico”. Capacitação no Cenipa.

Alfredo Menquini
Graduado em Matemática e Física pela Universidade Metropolitana de Santos, pós-graduado em Segurança Operacional de Voo pela Universidade Anhembi Morumbi e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Santa Cecília. Atualmente exerce as funções de Safety da ABRAPAC, é instrutor de voo na Classic/ Charlie 0, instrutor de voo em simulador e professor universitário no curso de Ciência Aeronáutica na Universidade Anhembi Morumbi.

Paulo Mancha D’Amaro
Graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), especializado em Ciência, Esportes e Turismo, foi editor chefe da Aviação em Revista, da Revista Viajar pelo Mundo e repórter das revistas Galileu, Superinteressante, Época, Terra e Próxima Viagem, com mais de 40 reportagens internacionais. Atua como comentarista esportivo do canal ESPN e Gestor de Comunicação na ABRAPAC.


22 DE OUTUBRO DE 2019
HOTEL SLAVIERO CONGONHAS


QUANDO: 22 de outubro, 8h às 18h

ONDE: Hotel Slaviero Congonhas (SP)

INSCRIÇÃO: Update de 14/10 – Em virtude do esgotamento das vagas na fase e inscrição de pilotos, a abertura ao público em geral será feita em caráter de FILA DE ESPERA, com preferência para estudantes de aviação civil e comissários de bordo

CLIQUE AQUI para se inscrever