JORNADA AERONÁUTICA 2019 – VEJA COMO FOI

VEJA A GALERIA COMPLETA DE FOTOS DO EVENTO

Aconteceu nesta terça-feira (22) a 4ª edição da Jornada Aeronáutica, realizada pela  ABRAPAC. Pilotos, estudantes de aviação civil, entre outros profissionais do setor aeronáutico se reuniram no auditório do Hotel Slaviero para prestigiar palestras e debates de alto nível.

O presidente da ABRAPAC, Paulo Licati, deu abertura ao evento e introduziu a equipe, que dividiu com os participantes e contribuintes o atual status da associação e a importância de cada um para o funcionamento dela. Desracou-se a colaboração do comandante Pedro Canabarro na Comissão de História da Aviação, que tem como objetivo preservar a memória do tema.

Em seguida, o Juiz Marcelo Honorato, autor do livro “Crimes Aeronáuticos”, abordou a questão do passageiro indisciplinado e os problemas das companhias aéreas com esse tipo de cliente, propondo mudanças de legislação, com a aplicação de multas, por exemplo.

Logo após, deu-se um dos momentos mais esperados do evento, o Painel RBAC 117,

que contou a presença da professora, pesquisadora e colaboradora do projeto Fadigômetro Frida Fischer, do coordenador de Fatores Humanos no Safety Azul, comandante Caio Garcia, do diretor de Segurança Operacional da Gol Linhas Aéreas, comandante Dan Guzzo, do Gerente Sênior de Segurança Operacional na Latam Brasil, comandante Marcelo Diulgheroglo, e do coordenador da Comissão Nacional de Fadiga Humana do CNPAA e também homenageado com o prêmio ABRAPAC 2019, comandante Tulio Rodrigues.

O período da tarde foi aberto com a presença do professor e filósofo Mário Sérgio Cortella, que apresentou a palestra “Hexavalores para uma performance harmoniosa”. Cortella fez uma reflexão sobre caractrísticas pessoais como equilíbrio vital, integridade pessoal, honestidade moral, humildade intelectual, generosidade mental e persistência focal. Em sua terceira participação em eventos da ABRAPAC, o autor de mais de vinte livros recebeu uma placa de agradecimento em nome dos associados.

Fechando a Jornada, o ex-piloto de linha aérea Nilson Zille contou sua experiência no pouso forçado do voo VRG 254, em 1989. A participação de Zille foi muito bem recebida e gerou grande engajamento dos convidados. O aviador foi agraciado com título de Membro Honorário da ABRAPAC.

A ABRAPAC agradece a todos os presentes e apoiadores da Jornada Aeronáutica 2019.