LIVE SOBRE COMO LIDAR COM AS DEMISSÕES

Veja como foi a live realizada na quarta-feira, dia 19 de agosto, com a psicóloga Laura Antunes, o gestor de crises Maurício Pontes e o comandante Adriano Pescada, piloto de linha aérea e diretor da Foquemos Investimentos.

O tema debatido foi: “Como lidar com as demissões em diferentes níveis: o luto, o desafio psicológico, a questão comportamental, os percalços financeiros“. Participaram ainda o presidente da ABRAPAC, comandante Paulo Licati, e o gestor de comunicação da Associação, jornalista Paulo Mancha.



OS PARTICIPANTES

LAURA ALMEIDA ANTUNES – Psicóloga; mestranda do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), sob orientação da Profa. Dra. Maria Júlia Kovács; membro do LEM (Laboratório de Estudos sobre a Morte, da USP); Coordenadora da Prestar Cuidados em Psicologia e Membro da coordenação do NIPED (Núcleo de Intervenções Psicossociais em Emergências e Desastres); Especialista em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Facilitadora de CRM credenciada pela ANAC; Investigadora de Acidentes Aeronáuticos na área do Fator Humano, formada pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos); Formada no curso de Atenção e Intervenção em Crises de Emergência Pós-Desastres pelo 4 Estações Instituto de Psicologia; Formada no Curso de Morte e Luto pela Prestar Cuidados em Psicologia; Formada em Redução do Risco de Desastres pelo Centro Internacional de Formação, Organização Internacional do Trabalho da ONU – CIF/OIT/ONU, Turim, Itália. Ministrou palestras na área de Morte e Luto, e Emergências e Desastres na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, nas Faculdades Anhembi Morumbi e São Judas.

Atua na PRESTAR Cuidados em Psicologia (www.prestarcuidados.com.br), com grupos de estudos sobre morte e luto, cursos de emergências e desastres, psicoterapia e consultorias.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928122238703440


MAURÍCIO PONTES – Pós-graduado na ESPM e no Insper, tem formação em Direito. É especialista em Gestão de Crises, Gerenciamento de Riscos, Sistemas de Segurança e Política e Estratégia por entidades como IATA, ICAO, NTSB, FBI, Associação de diplomados da Escola Superior de Guerra e foi o representante brasileiro nomeado para o programa de Lideranças em Crises (IVLP) pelo Departamento de Estado norte-americano. Participou por diversas atividades ligadas ao treinamento de astronautas e operação de Mission Control Centers em missões espaciais. Foi gestor na TAM, Grupo ING, Azul e Gru Airport e hoje é managing director da C5i Crisis Consulting.


ADRIANO PESCADA – Formado em Gestão de Finanças, atua no mercado de renda fixa e variável há 18 anos. Possui certificações CPA-10 e Gestor CGA pela Anbima, com autorização da CVM para atuar como Gestor profissional de carteiras de valores mobiliários. Curso de especialização na Universidade de Michigan na área de gestão de risco, Especialização nos Estados Unidos em 2017 na área de gestão de patrimônio com ênfase na renda variável e ETF’s.