Tese sobre análise da voz inova estudos de fadiga

O presidente da ABRAPAC, cmte. Paulo Licati, e a pesquisadora Carla Vasconcelos, autora da tese

Uma tese de doutorado elaborada com apoio da ABRAPAC ganhou repercussão devido aos avanços que contempla no âmbito da investigação da fadiga e da sonolência em aviadores. Com o título “Fadiga e sonolência em aviadores: análise de variações da voz, fala e linguagem“, a dissertação foi apresentada pela pesquisadora Carla Vasconcelos junto ao colegiado do Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, como requisito parcial para obtenção do título de Doutora em Neurociências.

A linha de pesquisa (neurociências da fala, linguagem e processamento simbólico) decorreu de um estímulo feito pela ABRAPAC à pesquisadora, que adotou a sugestão e realizou um amplo e profundo trabalho de apuração de informações teóricas e práticas, na construção da dissertação.

A investigação das variações de voz, fala e linguagem é um campo extremamente promissor, como fica provado na tese, e esse recurso já foi usado em acidentes de grande repercussão como o do candidato à presidência Eduardo Campos e do juiz Teori Zavascki.

Recomendamos a leitura do trabalho a todos os aviadores e acadêmicos.


CLIQUE PARA BAIXAR EM PDF


Clique para acessar o tese-defesa-versao-pos-defesa-final-comatadefesa-efichacatalografica.pdf