Espaço Figueira Branca

Desafios da sobriedade

O maior desafio no tratamento da dependência química é encontrar o ponto de equilibro entre abstinência e evitar a recaída.

Para isso, usarei o termo sobriedade como indicador de estado de equilíbrio e ponto de partida para o aprendizado de dizer NÃO ao uso das substancias que causam dependência química.

A sobriedade é construída a todo instante, com percepção treinada a identificar os fatores que possam colaborar para a busca e uso de álcool e drogas. Trata-se de um processo de treinamento de habilidades e de aplicação de técnicas de tratamento oriundas do âmbito da psicologia ou da psiquiatria.

Da psicologia advém as ferramentas de promoção de abstinência, prevenção de recaídas centradas na construção dos elementos primordiais que impulsionam a vida do paciente. Estamos falando em fazer o paciente redescobrir e definir seu propósito de vida sem o qual perde-se o sentido da vida e tudo será direcionado para o uso de substancias que causam dependência.

Da psiquiatria nos valemos dos diagnósticos de doenças médicas ou mentais que tem o poder de agravar e majorar os efeitos prejudiciais nos sistemas biológicos e no organismo como um todo e dificultar o redirecionamento no sentido da sobriedade e da recuperação do paciente.

Além destes conhecimentos temos que manejar os percalços advindos das esferas emocionais, econômicas, culturais que se somam no caminho da obtenção da sobriedade e da incapacidade de desenvolver novas relações sociais com o intuito de se manter sóbrio.

Os desafios da sobriedade consistem em construir os pilares de sustentação do ser humano em sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e drogas. O tratamento com vistas a recuperação se constrói com ênfase na saúde física, mental, emocional , social  apontando na direção do desenvolvimento da individualidade com resgate do proposito de vida.

A sobriedade é a capacidade de se dizer NÃO ao uso de substancias potencialmente adictas consiste no meio mais eficaz em se atingir a recuperação da dependência química.

No Espaço Figueira Branca você encontra uma equipe com esta visão mulsistemica para permitir a você dizer NÃO ao uso de álcool e drogas e transpor as dificuldades para ir de encontro à sobriedade.

ESPAÇO FIGUEIRA BRANCA – Parceiro ABRAPAC – Especializado na saúde daqueles que atuam na aviação civil.

http://www.espacofigueirabranca.com.br

Espaço Figueira Branca