No último dia 28 de novembro, as associações ABRAPAC, ASAGOL e ATL marcaram presença na 81ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada na sede do CENIPA, em Brasília.
O principal ponto de interesse para os aeronautas, o parecer do CNPAA sobre a proposta de apoio aos resultados recentes do Fadigômetro e ao estudo sobre regulação e jornadas irregulares, conduzido pela Dra. Izabela Tissot na Faculdade de Saúde Pública da USP, acabou não sendo incorporado à agenda do evento.
Era esperado para a Plenária que o CNPAA se posicionasse em relação aos estudos e suas recomendações, que já haviam sido aprovados por unanimidade pela Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH), emanando propostas de prevenção.
Segundo o Coordenador da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH), Cmte. Tulio Rodrigues, a intenção a partir de agora é rediscutir internamente os estudos, para que os próximos passos sejam definidos de forma robusta e alinhada ao plano de trabalho da Comissão, sempre com vistas à prevenção e a segurança operacional.
Ainda assim, a plenária trouxe um avanço importante, com a aprovação da continuidade dos trabalhos da Comissão Nacional de Fadiga Humana por mais dois anos. Esse reforço ao compromisso com a segurança de voo no Brasil permitirá que a Comissão prossiga suas atividades e estudos fundamentais para o setor.
Além do Cmte. Tulio Rodrigues, pela CNFH, estiveram presentes à Plenária do CNPAA, representando as associações, os Srs. Maurício Pontes e Saulo Alves (ABRAPAC), o Sr. Eduardo Furlan e o Cmte. Alexandre Tonsig (ASAGOL), e o Cmte. Eustasio (ATL).
Comments