Membros da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) estiveram reunidos na tarde da terça-feira (17/10) na sede da ASAGOL e via vídeo conferência.
O encontro foi aberto pelo Cmte. Tulio Rodrigues, que apresentou os resultados preliminares do mais recente estudo do Projeto Fadigômetro, sobre a relação entre carga de trabalho e fadiga/sonolência tendo como referência os voos de curta e média distância operados sob o RBAC 117. Os dados coletados possibilitarão uma avaliação das condições de trabalho dos aeronautas brasileiros, podendo também contribuir para a revisão do RBAC 117.
Na sequência, a psicóloga e especialista em regulação de aviação civil da ANAC, Dra. Izabela Tissot, apresentou aos membros da CNFH os resultados do seu Doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP, com o estudo intitulado “Regulação e Jornadas Irregulares: o Caso dos Pilotos Brasileiros”, sob orientação da Profa. Dra. Frida Fischer, da FSP-USP.
Ao final das apresentações a CNFH se posicionou favoravelmente aos estudos com vistas à apresentação dos mesmos na Plenária do CNPAA, em novembro deste ano.
Além de Izabela Tissot (ANAC) e de Tulio Rodrigues (Fadigômetro/ASAGOL), também participaram da reunião André Nogueira (LATAM), Angelica Escabora (LATAM), Augusto Dalazen (Azul), Arnaldo Luís Frank (ABRAPAC), Cel Borges (PMES), Ednei Amaral (ANAC), Eduardo Berendonk (ANAC), Eduardo Furlan (ASAGOL), Gledson Duo (ABRAPAC), João Lisbôa (SNA), João Luís Barbosa Carvalho (ANAC), Marcelo da Fonseca (ANAC), Maurício Pontes (ABRAPAC), Walter Morita (ANAC) e os professores Dr. André Frazão (IB-USP) e Dra. Frida Fischer (FSP-USP).
Comentarios