![](https://static.wixstatic.com/media/nsplsh_7bfb1982e276413ab4d87712d781fc8a~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/nsplsh_7bfb1982e276413ab4d87712d781fc8a~mv2.jpg)
A IATA busca por uma uma revisão dos limites de idade dos pilotos comerciais para ajudar a aliviar a demanda por equipes no cockpit.
Ela apresentou um artigo para a próxima Assembleia da ICAO, que se refere ao limite de idade de 65 anos imposto aos pilotos pela Convenção de Chicago.
O artigo insta a ICAO a examinar as mais recentes evidências científicas sobre restrições de idade aos pilotos, afirmando que a disponibilidade limitada de pessoal de aviação qualificada representa uma "restrição" na capacidade do setor de se recuperar da pandemia.
O limite da ICAO está em vigor desde novembro de 2006, tendo sido criado a partir de 60 anos e, antes, do limite original de 45.
"Com a demanda por viagens aéreas prevista para retornar aos níveis de tráfego [pré-pandêmico] em 2023, e depois continuar em um caminho de crescimento ascendente, espera-se que a demanda por pilotos comerciais exceda a oferta", informa a IATA. "Portanto, é oportuno revisitar os requisitos de limitação de idade dos pilotos garantindo que permaneçam aptos, não representando uma barreira injustificada de emprego para esses trabalhadores como forma de discriminação de fatos."
A aposentadoria obrigatória aos 65 anos está em vigor desde 2006. O atual corte aos 65 anos é baseado no resultado dos estudos, incluindo avaliações de simuladores.
"Esses estudos mostraram que o risco para a operação segura de uma aeronave associada à incapacidade do piloto em um estágio crítico de voo foi muito baixa", argumenta o documento da IATA.
Acrescenta ainda uma tendência de alta contínua na expectativa de vida - mais automação, simulação moderna e treinamento de conscientização - todos reduziriam o risco de incapacitação repentina.
"A redução forçada dos privilégios da licença é aplicada, apesar de um requisito para os pilotos continuarem a passar nas rigorosas avaliações médicas e simuladores, até o dia anterior ao de completarem 65 anos." Esta limitação de idade não se aplica à aviação doméstica e, em muitos países, aos pilotos de transporte aéreo é permitido operar voos domésticos além da idade de 65 anos.
Comentarios