Resumo
Desde os primórdios da aviação a colisão com o solo em voo controlado e a perda de controle em voo tem se consagrado como as classificações mais preocupantes quando considerando números de acidentes ocorridos e fatalidades causadas. A partir deste fato, instituições, organizações e autoridades aeronáuticas renomadas no mundo incentivaram e por vezes desenvolveram estudos que visavam fornecer a indústria insumos para a implementação de equipamentos e desenvolvimento de programas de treinamento, sempre com o objetivo principal do incremento da segurança de voo. Tratar-se-á neste trabalho de duas das três áreas classificadas pela International Civil Aviation Organization (ICAO) como acidentes de alto risco envolvido e das principais iniciativas desenvolvidas ao longo da história visando diminuir índices de acidentes de Controlled Flight Into Terrain (CFIT) e Loss of Control InFlight (LOC-I), sendo que este último ganhou espaço na década de 1990 quando do advento de equipamentos que alteraram completamente o cenário dos gráficos de índices de acidentes, nos quais a perda de controle passou a assumir a classificação de acidente que mais gera perdas à aviação. Além disso, serão apresentados gráficos atualizados que provenham uma visão geral do impacto desses acidentes na atualidade, reforçando a recomendação do uso da tecnologia de maneira adequada e fornecimento de treinamentos específicos como forma de mitigação dos riscos. Foram feitos levantamentos teóricos a partir de relatórios técnicos produzidos pelas autoridades e organizações da aviação mais conceituados no mundo, além de regulamentos da aviação civil de âmbito nacional. Para a apresentação de índices de acidentes, foram elaborados gráficos baseados em dados de investigação de acidentes. A partir deste estudo visa-se fornecer material de pesquisa em língua nativa brasileira, de forma a contribuir principalmente para a segurança no cenário da aviação nacional.