PRESS RELEASE: PESQUISA DE FADIGA

.

PRESS RELEASE: PESQUISA DE FADIGA DOS PILOTOS BRASILEIROS

Junho de 2014

Pesquisa inédita revela cansaço dos pilotos de avião durante os voos

Uma pesquisa inédita no Brasil revela que a fadiga – causada em boa parte pelas escalas de trabalho inadequadas – é um fator presente na vida dos pilotos de avião no Brasil, e que isso pode comprometer a segurança de voo. O trabalho foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC), executado com rigor científico e com a ajuda de 1250 pilotos.

Segundo a pesquisadora responsável, Dra. Elaine Marqueze, os aviadores se dispuseram a responder um amplo questionário, que gerou um relatório final com várias constatações sobre a rotina de vida e de trabalho deles. Entre outros dados, a pesquisa aponta que 57% dos profissionais entrevistados disseram ter cochilado, sem intenção, enquanto estavam na cabine de comando.

Batizado com o nome “Pesquisa de Fadiga Crônica, Condições de Trabalho e Saúde em Pilotos Brasileiros”, o trabalho servirá de subsídio nas propostas da ABRAPAC pela melhoria das condições de segurança operacional e da qualidade de vida dos pilotos.

“Essa iniciativa garante dados concretos sobre as condições de trabalho dos avia­dores”, afirma o diretor de assuntos técnicos da ABRAPAC, Dag Diniz. “Isso deve contribuir com as discussões sobre a regulamentação da profissão”, completa.

Veja o relatório completo aqui: https://www.hightail.com/download/ZUcwNHB6QzdZY1ROTzhUQw

ESCLARECIMENTO IMPORTANTE:

Diante da publicação de reportagens que deturpam os resultados do estudo, baseados nos dados sobre “etilismo” contidos na pesquisa, a ABRAPAC alerta para a seguinte informação, contida na interpretação dos dados:

O consumo de bebidas alcoólicas (por pilotos) é menor do que da população brasileira em geral, mas merece atenção pois esse comportamento pode estar relacionado à organização e condições  do trabalho, como elevada demanda e pressões no trabalho.

______________________________________________________

Quem é a ABRAPAC

Fundada em 2011 por pilotos de linhas aéreas, a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC) é uma entidade apartidária, não-sindical, que trabalha pela segurança de voo e pela valorização dos pilotos em nosso país. Apoia diversos projetos de cunho técnico-científico e conta hoje com cerca de 1100 associados.

Tem atuado intensamente no cenário político nacional, fazendo contato com congressistas e órgãos do setor aéreo, buscando soluções para os principais problemas que envolvem os aeronautas.

A ABRAPAC é membro oficial da Federação Internacional de Pilotos de Linhas Aéreas (IFALPA) e do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA).