Press release: Quem é a ABRAPAC

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PRESS RELEASE: ABRAPAC – A VOZ DOS PILOTOS

Abril de 2015

Fundada em 8 de março de 2011 por comandantes de avião de linhas aéreas e da aviação executiva, a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC) é uma entidade apartidária, não-sindical, pautada pelo embasamento técnico-científico na busca da segurança de voo e da valorização dos pilotos em nosso país.

A Abrapac apoia e realiza diversos projetos de cunho técnico-científico visando a melhoria das condições de vida dos pilotos de avião e da segurança aérea.

Foi a primeira entidade a defender publicamente perante o Congresso Nacional a adoção pelas empresas aéreas brasileiras do Programa de Gerenciamento de Fadiga (Fatigue Risk Management System – FRMS) – uma realidade em muitos países, mas que ainda encontra-se em estágio incipiente no Brasil.

A associação tem participado intensamente das audiências públicas além de manter contato permanente com órgãos reguladores e fiscalizadores do setor, fincando posicionamentos e buscando soluções. Tem cadeira cativa no Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA).

Ciente da importância de se manter atualizada em relação às principais tendências para o setor, participa de eventos nacionais e internacionais promovidos pelos mais importantes organismos da aviação mundial como ICAO, IATA, entre outros.

REALIZAÇÕES

Em quatro anos de existência, a Abrapac atingiu mais de 1200 associados e várias realizações:

  • Atuação bem sucedida no Congresso Nacional visando impedir o aumento da jornada de trabalho dos pilotos e a liberação da contratação de estrangeiros pelas companhias aéreas nacionais, previstas no Projeto de Lei nº 6716/09;
  • Participação em audiências públicas da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil (CISTAC) e acompanhamento de matérias de interesse (PLS 434/2011, entre outros);
  • Ingresso no Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), do Cenipa, obtida por meio de votação unânime, realizada em maio de 2012.
  • Realização de uma pesquisa para apurar o impacto da fadiga nos pilotos da aviação civil, em parceria com o Grupo Multidisciplinar de Ritmos Biológicos da USP-ZL;
  • Apoio a pesquisa científica que avalia o grau de exposição de tripulantes às radiações ionizantes durante o voo e os possíveis malefícios causados por elas.
  • Apoio ao Programa Nacional de Gerenciamento de Carbono para Empresas Aéreas (Greenliners) e a projetos que estimulam os pilotos a gerenciar seus voos de modo a reduzir os níveis de gases de efeito estufa liberados por aeronaves na atmosfera;
  • Realização de eventos como I Simpósio ABRAPAC de Segurança de Voo (dez/2011) e o encontro A Valorização do Aeronauta e os Caminhos para Possíveis Mudanças na Regulamentação (mar/2012) para discutir questões de interesse para a classe;
  • Defesa dos interesses dos pilotos em questões relativas ao Exame de Proficiência Linguística, o que inclui reunião com a ANAC, envio de ofícios à Agência contestando resoluções prejudiciais aos pilotos, apoio e prestação de esclarecimentos.
  • Estreitamento de relações com as mais respeitadas entidades da aviação civil, como a IFALPA, IATA e ICAO, participando de encontros e congressos promovidos pelas mesmas.
  • Criação do Auxílio Mútuo ABRAPAC (AMA), um auxílio mútuo mensal concedido ao associado aderente em razão do afastamento por incapacidade temporária ou definitiva.
  • Participação decisiva na redação do substitutivo do PLS 434/2011, que altera diversos pontos da Lei do Aeronauta, sobretudo na questão da jornada de trabalho e dos métodos de confecção das escalas de voo.
  • Atuação firme e constante junto às autoridades para coibir a soltura de balões e o uso do laser verde – ambos fatores de risco para aeronaves.

 

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Paulo D’Amaro
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