TEA – Test of English for Aviation

teaO que é o teste TEA?

  • TEA é um teste de sua habilidade de comunicação em inglês – não é um teste de conhecimento técnico
  • TEA é um teste de inglês em contexto aeronáutico e não uma prova de fraseologia.
  • TEA é uma entrevista face-a-face com um examinador que dura aproximadamente 25 minutos e consiste em partes:

1 – Introdução, você irá responder uma série de perguntas relacionadas ao sua carreira na Aviação. Não há resposta certa ou errada – você deve demonstrar que entendeu a pergunta falando sobre seu papel na aviação.

2 – Compreensão interativa, esta seção da prova é dividida em três partes. Em cada parte você ouvirá uma sequencia de gravações com diversos sotaques.  As gravações serão tocadas uma vez, a menos que você peça para ouvir a segunda vez. Você não poderá ouvir uma gravação pela terceira vez.

Primeiramente você ouvirá 10 gravações onde o piloto ou controlador esta falando sobre uma situação em contexto de aviação não rotineira. Após cada gravação você deve mostrar entendimento repetindo ou explicando com suas palavras o que foi dito.

Na segunda seção de áudios, são apresentadas 3 gravações, em situações mais gerais, também não rotineiras. Após cada gravação você tem 20 segundos para fazer perguntas e descobrir mais informações. Não há resposta certa ou errada – você deve demonstrar que entendeu a situação fazendo perguntas relevantes.

A seção é semelhante a segunda, são três gravações, você tem 20 segundos para dar conselhos. Não há resposta certa ou errada – você deve demonstrar que entendeu a situação dando conselhos coerentes.

3 – Descrição de fotos e Discussão: você receberá duas fotos para descrever e comparar. A primeira foto será mostrada para você descrever num intervalo de 30 segundos. Você então verá a segunda foto e deverá responder algumas perguntas. Finalmente você discutirá algumas questões sobre aviação relacionadas com as fotos.

Para quem é o TEA?
TEA é adequado por pilotos e controladores, profissionais ou estudantes.

O que acontece no dia da prova?
Você deve chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado para que o administrador possa tirar sua foto (que será usada no seu certificado). Certifique-se de que esta portando o mesmo documento usado na inscrição (passaporte ou RG) você não poderá fazer a prova sem este documento. Você não precisa trazer mais nada. Aparelhos celulares não poderão ser levados para a sala de prova. A prova será gravada por questões de segurança. Se você não se sentir a vontade com algum dos procedimentos aplicados no dia da prova deve falar para o administrador do centro. O resultado da sua prova não estará disponível no dia da prova, então não pergunte ao seu examinador.

Que tipo de resultado é dado?
O teste é corrigido de acordo com a escala de nível de proficiência linguística da OACI. Você receberá uma nota de 1 a 6 em Pronuncia, Estrutura, Vocabulário, Fluência, Compreensão e Interação. A nota final é a nota mais baixa destas 6. Todas estas informações serão apresentadas no seu certificado.

Quando eu irei receber meu certificado?
Depois que o teste for checado na sede na Mayflower na Inglaterra ele será emitido e postado para sede da ABRAPAC. Este processo leva no máximo  dez dias uteis. Assim que o teste chegar na sede da ABRAPAC você receberá um e-mail informando que já pode busca-lo ou conforme combinado no ato da inscrição que o teste esta sendo enviado via sedex. Os resultados não serão informados por telefone nem por e-mail.

Onde posso fazer a prova?
Você pode fazer a prova em qualquer centro cadastrado no mundo todo (http://www.maycoll.co.uk/aviation-english/tea-locations.htm). No Brasil a prova é aplicada na sede da ABRAPAC Associação Brasileira dos Pilotos da Aviação Civil, Rua Felix de Souza, 181, São Paulo – SP.

No Brasil
O custo da prova é de R$ 350,00, pode ser feita por associados pleno ABRAPAC com 3 meses de contribuição ou associados participantes ABRAPAC com 12 meses de contribuição.

Como posso agendar a prova?
A prova será realizada de segunda a sexta, das 09h30 às 16h30. Para que sua inscrição seja efetivada você deverá seguir os seguintes passos:

  • Entrar em contato através do e-mail  tea@abrapac.com.br, em seguida você irá receber um e-mail com os documentos da pré-inscrição e dados para pagamento da taxa de inscrição, informar se quer retirar o certificado na Abrapac ou enviaremos por correios (será cobrada a taxa de envio de acordo com o CEP).
  • Após confirmação de pagamento seu agendamento será efetivado e você irá receber um e-mail de confirmação.

E se tiver que cancelar?
Você poderá cancelar sua prova seguindo as datas apresentadas no calendário.

 

Para ouvir um prova modelo visite o site www.tea-test.com

 

Mais informações:

Professora Simone Delbin
Brazilian Centre TEA Administrator
tea@abrapac.com.br